O COE é um produto estruturado, montado por meio da combinação de um título de crédito emitido por uma instituição financeira e estratégias variadas com base em derivativos. Trata-se de um investimento com vencimento em data pré-determinada, com valor mínimo de aporte, atrelado a um indexador local ou internacional e com cenário de ganhos e perdas no vencimento, conhecidos desde o início da operação.
É um investimento caracterizado por ser uma operação estruturada. Como tal, possui uma estrutura criada especificamente para ele, onde parte de seu capital está aportado em um CDB, com objetivo de rentabilizar até o vencimento enquanto proporciona o capital aportado (garantindo o capital alocado), e a outra parte está alocada em estruturas de derivativos (opções) no mercado de ações, ou no mercado de renda fixa global (bonds).
Índice
Quais as vantagens de investir em COE?
Ativos que oferecem maiores retornos tendem a oferecer, também, maiores riscos. No entanto, isso não é, necessariamente, verdade quando se fala de COE. Diferente de modalidades de investimento mais agressivas, é um tipo de produto que apresenta uma possibilidade de retornos expressivos com riscos controlados, onde os cenários de ganhos ou perdas são conhecidos desde o início de sua estruturação.
É uma opção interessante para investidores que querem obter um retorno mais elevado, mas não têm apetite para perdas de mercado. Estes podem utilizar um COE de capital protegido para ter um potencial acesso a retornos de ações. Ou seja, o cliente sempre terá visibilidade do que vai acontecer e assume um risco mais controlado e consciente.
Como resultado, oferece a possibilidade de participação em altas do mercado sem risco de perda do principal capital investido, além de acesso ao mercado internacional, sem risco cambial e com um ticket mínimo baixo (Ex.: exposição a retornos de fundos de ações ou de renda fixa globais, dos melhores e mais renomados gestores do mundo, sem envio de capital para o exterior).
Em resumo, o COE é uma maneira que os investidores têm ao seu alcance para ter acesso a retornos de ativos que, normalmente, não conseguiriam acessar sem correr riscos comuns de mercado ou relacionados à exposição cambial.
Tipos de COE
Autocallable
O Autocallable é uma operação que seleciona algumas ações, geralmente 3 ou 4 para acompanhar. A estratégia tem duração de 2 a 5 anos com datas de observação semestrais ou trimestrais. Em cada uma das datas de observação (incluindo o vencimento), caso todas as ações estejam iguais ou acima dos respectivos preços iniciais, o investidor recebe um cupom acumulado mais o capital investido, e o COE é encerrado antecipadamente. Caso o investimento não tenha se encerrado antes do vencimento e pelo menos uma das ações tenha apresentado queda, o investidor recebe o capital investido (capital protegido).
Alavancado
O COE alavancado tem por característica alavancar a rentabilidade de um determinado ativo (fundo de investimento ou índice). O retorno é dado na data de vencimento, em que o Investidor receberá o capital protegido acrescido da valorização do ativo multiplicada pela participação na alta (taxa de alavancagem).
Focados em títulos de renda fixa do setor financeiro e instrumentos de dívida soberana e corporativa. A alavancagem varia de acordo com a taxa contratada da gestora do COE e do ativo subjacente no período. Em caso de queda no preço do ativo, o investidor recebe no final o capital investido.
Pré-Fixado
O COE paga uma taxa pré-fixada mais o desempenho de um ativo principal. Desta maneira, o produto não está totalmente exposto à variação do fundo ou índice. A taxa pré-fixada é definida de acordo com a condição de mercado vigente na data de Início.
Como resgatar o COE?
Para realizar o resgate do COE é necessário esperar o fim do ciclo da operação ou desmontá-la completamente, situação que pode causar um grande deságio, visto que o valor atrelado às opções será pulverizado e o CDB será resgatado antes do prazo, aumentando as chances de resultados pouco satisfatórios na operação. Para obter tal informação de forma precisa, é necessário realizar a cotação com seu assessor e analisar os números com calma.
Os COEs que têm possibilidade de se encerrar antes do vencimento caso atinja as características específicas, como os do tipo Autocallable, não são resgatáveis antes da data.
Já os COEs com encerramento apenas na data de vencimento podem ser resgatados antecipadamente, caso haja cotação. (Emissões de bancos fora da XP: Mínimo de um ano de aplicação; Emissões do Banco XP: Mínimo de 3 meses de aplicação.)
É possível realizar a cotação todo dia útil, entre 11:00 às 14:00, sendo que aquele valor vale apenas para o dia específico da cotação. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe ou fale diretamente com seu(a) assessor(a) de investimentos.
Conclusão
Investir em COEs pode ser uma maneira lucrativa de diversificar sua carteira, obtendo exposição à renda variável com um aporte adequado ao seu perfil e maior controle da situação. Ao avaliar o desempenho histórico, despesas e composição de vários ativos, você pode tomar decisões bem informadas para alcançar o retorno desejado, após considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento e tolerância ao risco. Lembre-se de consultar seu(a) assessor(a) de investimentos para adequar seus investimentos em ativos adequados à sua situação financeira e suas metas.
Inicie hoje sua jornada no mercado de renda variável, escolhendo os ativos certos que estejam alinhados com seus objetivos de investimento, e observe sua carteira crescer com o potencial do investimento em COEs.
Aviso Legal: Este artigo tem fins meramente informativos, não devendo ser considerado como aconselhamento financeiro. Investir em qualquer tipo de ativo envolve riscos inerentes, e os leitores devem realizar sua própria pesquisa e consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão de investimento.